Playlist 10. 22/10 - Psicologia Cognitiva: alguns estudos


Hoje faremos um passeio por alguns estudos que se dedicam ao estudo da Psicologia Cognitiva em diferentes escolas do mundo. A atividade é escolher um artigo de sua preferência e apresentá-lo em 15 min para os demais membros do grupo, abordando um resumo e uma reflexão epistemológica-ontológica-metodológica. 

Como sugestão proponho as publicações da Escola de Psicologia da Universidade do Minho e do Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Humano e SocialVocê pode, entretanto, não seguir estas sugestões. É importante apenas que escolha uma publicação sobre um fenômeno cognitivo e que ao menos uma teoria da Psicologia Cognitiva/Cognitivismo dê suporte a este estudo.

Para minha fala de 15 min, escolhi tratar de um artigo recente que descobri enquanto navegava aqui para esta aula. Não sugiro que minhas orientandas o escolham, para evitarmos a endogenia e favorecermos um "passeio por outros mares". O artigo que apresentarei é:
Atividade
Postem aqui o link dos artigos que selecionarem para sua leitura/apresentação. Esta atividade pode ser feita em dupla e, neste caso, o tempo dedicado à apresentação será de 30 min. 



Comentários

  1. Pinto, J.C., Faria, L., & Taveira, M.C. (2014). Social Intelligence in Portuguese students: Differences according to the school grade.Procedia - Social Behavioral Sciences, 116(21), 56-62.

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  2. Uthaug, M. V., Van Oorsouw, K., Kuypers, K. P. C., Van Boxtel, M., Broers, N. J., Mason, N. L., ... & Ramaekers, J. G. (2018). Sub-acute and long-term effects of ayahuasca on affect and cognitive thinking style and their association with ego dissolution. Psychopharmacology, 235(10), 2979-2989. Disponível em:

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  3. HU, Yue et al. The neural substrates of procrastination: A voxel-based morphometry study. Brain and cognition, v. 121, p. 11-16, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S027826261730252X

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  4. Rennan indica:

    Guimarães, D. S., & Simão, L. M. (2008). A negociação intersubjetiva de significados em jogos de interpretação de papéis. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 24(4), 433-439.

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  5. Carol Mota indica:
    Passerino, L. M., & Santarosa, L. C. M. (2007). Interação social no autismo em ambientes digitais de aprendizagem. Psicologia: reflexão e crítica, 20(1), 54-64.

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  6. Carol Granja: Llanos, M., & Abello, R. (2015). Incidencia de las estrategias de alfabetización económica de los padres en el ámbito familiar sobre el desarrollo del pensamiento económico de los hijos. Universitas Psychologica, 14(1), 177188. Disponível em http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-92672015000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=es

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